Search Clinical Content Search Health Library
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Entendendo o mal de Parkinson

O mal de Parkinson é uma condição que afeta o controle dos movimentos. É causado pela falta de dopamina, uma substância química que ajuda as células nervosas do cérebro a se comunicarem. Quando falta dopamina em certas áreas do cérebro, as mensagens que dizem ao seu corpo como se mover se perdem ou ficam distorcidas. Isso pode causar sintomas como tremores, rigidez e movimentos lentos. Não há cura para o mal de Parkinson. Mas o tratamento adequado ajuda a aliviar os sintomas e permite que você tenha uma vida plena e ativa.

Alterações no cérebro

A dopamina é produzida em uma pequena área do cérebro chamada substância negra. Por razões que ainda não estão claras, as células nervosas dessa região que produzem a dopamina começam a morrer. Isso significa que há menos dopamina disponível para ajudar a controlar os movimentos. Quando está saudável, a substância negra produz dopamina suficiente para ajudar a controlar os movimentos do corpo.

Contorno da cabeça com corte transversal do cérebro. A substância negra é uma pequena área na parte inferior central do cérebro.

Sintomas do mal de Parkinson

Geralmente, os sintomas do mal de Parkinson aparecem de modo gradual. Alguns levam anos para se desenvolver. Outros podem nem aparecer. Abaixo estão os mais comuns:

  • Tremor (tremores em repouso). Pode afetar mãos, braços e pernas. Na maioria das vezes, o tremor é pior em um lado do corpo. Geralmente, diminui quando o braço ou perna (membro) é usado.

  • Movimento lento (bradicinesia). Pode afetar o corpo todo. As pessoas podem caminhar com passos curtos e arrastados. Também podem se sentir “congeladas" e incapazes de se mover.

  • Rigidez. Acontece quando os músculos não relaxam. Pode causar dores musculares e postura curvada.

  • Outros sintomas. Inclui problemas de equilíbrio, caligrafia pequena, volume de voz suave, prisão de ventre, expressão facial reduzida ou “plana” e problemas de sono. A perda de memória ou outros problemas de pensamento também podem ocorrer mais tarde na progressão da doença.

Como o mal de Parkinson é diagnosticado?

Não existe nenhum exame para o mal de Parkinson. O diagnóstico é baseado nos sintomas, história de saúde e em um exame físico. Você também pode fazer exames para ajudar a descartar outros problemas. Eles podem incluir exames de sangue para detectar doenças que causam sintomas semelhantes. Também podem incluir exames de imagens do cérebro, como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Parkinsonismo é o nome de um grupo de doenças cerebrais que apresentam sintomas semelhantes aos do mal de Parkinson. Porém, as causas desses sintomas são diferentes. Em alguns casos, os sintomas do tipo Parkinson resultam de AVCs ou ferimentos na cabeça. Também podem ser causados por medicamentos ou outras doenças que afetam o cérebro. Em geral, essas condições não podem ser tratadas tão bem com medicamentos que ajudam as pessoas com mal de Parkinson.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Terms of Use | Privacy Policy | Disclaimer