Related Reading
Search Clinical Content Search Health Library
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Opções de contracepção

Entendemos que existe todo um espectro de gêneros. Podemos usar termos relativos ao sexo para falar de anatomia e riscos de saúde. Use essas informações da forma que achar ideal para você e o seu médico quando forem conversar sobre o seu cuidado.

A contracepção evita que você engravide durante a relação sexual. Há vários tipos de contracepção. Alguns funcionam melhor que outros. Novos tipos estão sendo testados o tempo todo. O seu médico pode ajudar a decidir qual tipo é ideal para você. Mas não importa o tipo escolhido, é necessário usá-lo da maneira certa com seu parceiro cada vez que fizerem sexo. Alguns dos tipos mais comuns estão listados abaixo.

Preservativo

O preservativo masculino é uma cobertura fina colocada sobre o pênis. O preservativo feminino é colocado dentro da vagina. Um preservativo segura o esperma que sai do pênis durante a relação sexual.

Espermicida

Os espermicidas podem vir na forma de gel, espuma, creme, comprimido ou esponja. A esponja também funciona como uma barreira com espermicida. Ele é colocado na vagina antes da relação sexual para matar os espermatozoides.

Diafragma e capuz cervical

O diafragma é um copo redondo de borracha que mantém o esperma fora do útero. O capuz cervical é similar, mas menor. Eles também mantêm o espermicida no lugar.

Dispositivo intrauterino (DIU)

O DIU é um pequeno dispositivo colocado no útero pelo médico. Ele fica no lugar por meses ou anos, conforme necessário.

A pílula

A pílula anticoncepcional é tomada diariamente. Ela contém hormônios que impedem os ovários de liberar um óvulo a cada mês.

Outros hormônios

Hormônios que impedem o óvulo de ser liberado a cada mês podem ser administrados de outras maneiras. Aqui estão incluídos injeção, implante, adesivo ou anel vaginal.

Outras opções

Outros métodos de contracepção incluem:

  • Esterilização masculina (vasectomia). É uma cirurgia que amarra ou corta os tubos (ductos deferentes) nos testículos. Ela é realizada para que o esperma não saia junto com o sêmen liberado pelo pênis.

  • Esterilização feminina. Esta cirurgia bloqueia ou corta as tubas uterinas. Ela pode ser realizada pela barriga (laparoscopia) para bloquear as tubas ou removê-las parcial ou totalmente. Ela também pode ser feita durante uma cesariana.

  • Coito interrompido. É quando o pênis é removido da vagina antes da ejaculação. A taxa de falha deste método é alta. Ela vai de 22% a 28%.

  • Método de conscientização de fertilidade. É quando uma pessoa com ovários e útero controla seus dias férteis. Ela só tem relação sexual quando não existe uma probabilidade alta de engravidar. Este método é difícil para pessoas com ciclo menstrual irregular.

Contracepção de emergência (CE)

A contracepção de emergência pode ajudar a evitar a gravidez depois de uma relação sexual sem proteção. As pílulas hormonais estão disponíveis para venda a qualquer pessoa. Elas são conhecidas como pílula do dia seguinte. Um segundo tipo de CE é o DIU de cobre. Ele precisa ser inserido por um médico capacitado. Os dois tipos de CE podem ser usados em até 5 dias depois da relação sexual. Porém, devem ser usados o mais rápido possível. Quanto mais cedo a CE for usada após uma relação sexual sem proteção, maior será a probabilidade de funcionar. A CE não funcionará se a mulher já estiver grávida.

Pontos a considerar

Considere o seguinte:

  • Escolha um tipo de contracepção que você ache fácil de usar.

  • Aprenda a usar a contracepção da maneira certa imediatamente. Leia a bula. Siga as instruções do seu médico.

  • Lembre-se que a maioria das formas de contracepção não protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Para se proteger de ISTs, uses sempre um preservativo de látex. Para pessoas alérgicas ao látex, um preservativo sem látex pode oferecer um certo nível de proteção.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Terms of Use | Privacy Policy | Disclaimer