Cadeirinha de segurança para automóveis (infantil)
Posições da cadeirinha para automóveis
Usar a cadeirinha para automóveis certa geralmente previne lesões às crianças em caso de acidentes. À medida que as crianças crescem, o tipo de cadeirinha para automóveis muda. A Academia Americana de Pediatria e a Administração Nacional de Segurança no Trânsito em Rodovias (NHTSA, na sigla em inglês) possuem diretrizes para ajudar a encontrar a cadeirinha para automóveis certa para o seu filho. Confira, também, o manual de instruções da cadeirinha.
As cadeirinhas para automóveis podem ficar voltadas para a frente ou para trás. Via de regra, as crianças devem ficar voltadas para a traseira do veículo pelo maior tempo possível. Essa é a posição mais segura para uma criança em caso de acidente. Siga estas recomendações:
Idade
|
O que usar
|
0 a 1 ano de idade
|
Sempre use uma cadeirinha voltada para a traseira do carro e presa no assento traseiro.
|
1 a 3 anos de idade
|
Bebês e crianças pequenas devem viajar no assento traseiro, em cadeirinhas viradas para trás, pelo maior tempo possível. Isso significa até que atinjam o peso ou altura máxima permitida. Verifique as instruções de segurança do assento. A maioria dos assentos de segurança conversíveis tem limites de altura e peso que permitem que as crianças viajem viradas para trás por dois anos ou mais.
|
4 a 7 anos de idade
|
Use uma cadeirinha voltada para a frente e com cinto de segurança até que a criança atinja o limite máximo de altura ou peso estipulado pelo fabricante da cadeirinha. Quando elas ficarem grandes demais para usar a cadeirinha voltada para a frente com cinto de segurança, troque por um assento elevado. Ele também deve ficar no assento traseiro.
|
8 a 12 anos de idade
|
Use um assento elevado até que a criança esteja grande o suficiente para usar o cinto de segurança do automóvel corretamente. Para saber se o cinto de segurança do automóvel está no tamanho certo, a parte do cinto que passa pelo colo deve ficar firme sobre a parte superior das coxas, não sobre a barriga. A parte que passa pelo ombro deve ficar firme sobre o ombro e o peito, não sobre o pescoço ou rosto. Lembre-se: a criança deve continuar usando o assento traseiro, pois é mais seguro.
|
Voltada para trás. Bebês e crianças pequenas devem viajar em cadeirinhas viradas para trás pelo maior tempo possível. Isso significa até que atinjam o peso ou altura máxima permitida.

-
Há 2 tipos de cadeirinha virada para trás: somente para bebês e conversível. As cadeirinhas somente para bebês devem ficar viradas para trás. As cadeirinhas conversíveis podem ficar viradas para trás. Porém, também podem ser convertidas para ficar viradas para a frente, quando a criança atingir a altura e o peso estipulados pelo fabricante da cadeirinha. A maioria dos assentos de segurança conversíveis tem limites de altura e peso que permitem que as crianças viajem viradas para trás por dois anos ou mais.
-
Essas cadeirinhas devem ser reclinadas de acordo com as instruções do fabricante. Isso impede que a cabeça do bebê seja jogada para a frente.
-
O cinto deve passar pelos encaixes do assento do automóvel, localizados nos ombros da criança ou abaixo. Sempre siga as instruções do fabricante da cadeirinha para instalar o cinto corretamente.
Voltada para a frente. Crianças que já ultrapassaram o limite de peso ou altura da cadeirinha voltada para trás precisam mudar para uma cadeirinha com cinto voltada para a frente. Elas devem usar essa cadeirinha até atingir o limite máximo de peso ou altura permitido pela cadeirinha.
-
Muitos tipos de cadeirinha podem ser usados virados para a frente. Por exemplo, cadeirinhas embutidas, combinação de cadeirinha virada para a frente com assento elevado, e coletes para transporte.
-
O cinto deve passar pelos encaixes do assento do automóvel, localizados nos ombros da criança ou acima. Sempre siga as instruções do fabricante da cadeirinha para instalar o cinto corretamente.
Escolha da cadeirinha
-
A melhor cadeirinha é aquela que suporta o peso e a altura da criança. Ela também precisa se encaixar corretamente no automóvel. Não escolha com base somente no preço.
-
Experimente a cadeirinha. Coloque a criança nela e ajuste o cinto e as fivelas. Verifique se ela é do tamanho certo para a criança e o automóvel em questão.
-
Seja qual for a cadeirinha adquirida, confira se ela sempre poderá ser utilizada corretamente.
-
Só compre uma cadeirinha usada se você souber seu histórico de colisões e sua data de validade. Ou seja, não compre cadeirinhas em brechós nem na internet. Se uma cadeirinha tiver passado por uma colisão ou ultrapassado a data de validade, não a use.
-
Se não tiver as instruções do fabricante, entre em contato com o departamento de atendimento ao cliente da empresa. Eles precisarão do número do modelo, do nome e da data de fabricação da cadeirinha.
-
Siga as instruções de instalação da cadeirinha contidas no manual de instruções do veículo
-
Certifique-se de que todas as pessoas que dirijam com a criança no automóvel utilizem a cadeirinha ou o cinto adequados. Isso deve ser seguido sempre, em todos os trajetos. A consistência faz parte da boa criação dos filhos. É mais seguro e reduz as queixas das crianças.
Instalação e uso da cadeirinha
-
Certifique-se de que a cadeirinha não se mova mais de 2,5 cm de lado a lado nos pontos em que o cinto passa pela cadeirinha (o caminho do cinto).
-
Leia e siga as orientações contidas no manual da cadeirinha. Mantenha o manual sempre por perto.
-
Consulte as informações sobre a instalação de cadeirinhas no manual do veículo.
-
Para conferir se você instalou a cadeirinha corretamente, entre em contato com um técnico certificado em segurança de passageiros crianças. Para obter mais informações, acesse a NHTSA no site www.nhtsa.gov/equipment/car-seats-and-booster-seats ou a Safe Kids Worldwide no site www.safekids.org. Um técnico certificado em segurança de passageiros crianças também pode ser encontrado no hospital, delegacia de polícia ou corpo de bombeiros locais.
-
Consulte as instruções da cadeirinha para garantir que esteja usando o equipamento corretamente.
-
Verifique se os cintos estão firmes e planos no peito da criança.
-
Mantenha a presilha de retenção à altura das axilas.
-
Sempre instale a cadeirinha no assento traseiro do veículo. Crianças com menos de 13 anos devem sempre usar o assento traseiro. Isso é mais seguro em caso de colisão.
-
Não use a cadeirinha após a data de validade. Essa data geralmente é atingida quando a cadeirinha completa 6 anos. Consulte as informações contidas no manual da cadeirinha.
-
Não use uma cadeirinha com danos visíveis ou que tenha passado por um acidente de carro. Troque a cadeirinha depois de qualquer acidente.
-
Não use uma cadeirinha que esteja em processo de recall pelo fabricante. Para consultar a sua cadeirinha, acesse a NHTSA no site www.nhtsa.gov/recalls.
-
Troque a cadeirinha à medida que a criança for crescendo. Monitore a altura e o peso da criança medidos nas consultas ao pediatra. Assim, você saberá se a criança ultrapassou os limites da cadeirinha.
-
Quando a criança ultrapassar os limites da cadeirinha, troque por um assento elevado.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.