Prevenção de infecções do sítio cirúrgico
Um risco de uma cirurgia é uma infecção no local em que foi realizada. Esse local é qualquer corte que o cirurgião faça na pele para fazer a operação. As infecções no sítio cirúrgico podem variar desde infecções cutâneas menores a graves ou até fatais envolvendo tecidos debaixo da pele ou órgãos. Esta ficha informa mais sobre as infecções do sítio cirúrgico, o que os hospitais estão fazendo para evitá-las e como são tratadas caso ocorram. Também informa o que você pode fazer para preveni-las.
 |
Lavar as mãos reduz o risco de infecção. |
Quais são as causas das infecções do sítio cirúrgico?
Os germes estão em todas as partes. Eles estão na sua pele, no ar e nas coisas que você toca. Muitos germes são bons. Alguns são nocivos. As infecções do sítio cirúrgico ocorrem quando esses germes entram no seu corpo por meio de uma incisão na sua pele. Algumas infecções são causadas por germes que estão no ar ou em objetos. Mas a maioria é causada por germes que são encontrados no seu próprio corpo.
Quem corre risco de ter infecção no sítio cirúrgico?
Qualquer pessoa pode ter uma infecção no sítio cirúrgico. Seu risco é maior se você:
-
For idoso
-
Tiver o sistema imunológico fraco ou outras condições de saúde ou doenças, como diabetes
-
Tomar certos medicamentos, como esteroides
-
For fumante
-
Fizer certos tipos de operações, como cirurgia abdominal
-
Tiver má nutrição
-
Estiver muito acima do peso normal
-
Fizer uma operação que dure mais de duas horas
Quais são os sintomas de uma infecção de sítio cirúrgico?
-
Geralmente, a infecção começa com aumento da vermelhidão da pele, dor e inchaço ao redor da incisão. Mais tarde, você pode notar uma secreção turva ou amarelo-esverdeada da incisão e pode desenvolver um odor ruim. A incisão pode se separar ou abrir. Você também tem maior probabilidade de ter febre e pode se sentir muito mal.
-
Os sintomas podem aparecer a qualquer momento, desde horas a semanas após a cirurgia. Implantes como joelho ou quadril artificiais podem se infectar a qualquer momento após a operação.
Como são tratadas as infecções do sítio cirúrgico?
-
As infecções do sítio cirúrgico são tratadas com antibióticos. O tipo de medicamento recebido dependerá do germe que se acredita estar causando a infecção. A maioria das infecções graves de feridas requer cuidados locais e, em alguns casos, nova cirurgia.
-
É possível reabrir e limpar uma ferida de pele infectada. Às vezes, é necessário cobrir as feridas profundas com gaze e trocá-la com frequência até que a ferida comece a cicatrizar de dentro para fora. O médico determinará o melhor cuidado necessário para tratar a sua infecção do sítio cirúrgico.
-
Se ocorrer uma infecção no local do implante, o implante pode ser removido.
-
Se você tiver uma infecção mais profunda no corpo, você pode precisar de outra cirurgia para tratá-la.
O que os hospitais fazem para prevenir as infecções dos sítios cirúrgicos
Muitos hospitais seguem estas etapas para ajudar a prevenir as infecções dos sítios cirúrgicos:
-
Lavar as mãos. Antes da operação, o cirurgião e toda a equipe da sala de cirurgia esfregam as mãos e os braços com um sabonete antisséptico.
-
Limpar a pele. Limpa-se o local onde é feita a sua incisão com uma solução antisséptica.
-
Roupas e tecidos esterilizadas. Os membros da equipe cirúrgica usam uniformes médicos (pijamas cirúrgicos), aventais cirúrgicos de mangas compridas, máscaras, toucas, protetores de sapatos e luvas esterilizadas. Seu corpo é totalmente coberto por um grande lençol estéril, exceto no local onde é feita a incisão.
-
Ar limpo. As salas de cirurgia têm filtros de ar especiais e fluxo de ar de pressão positiva para evitar que o ar não filtrado entre.
-
Cuidado no uso de antibióticos. Os antibióticos são administrados, no máximo, 60 minutos antes da incisão e geralmente interrompidos até 24 horas após a cirurgia, dependendo do tipo de cirurgia. Isso ajuda a matar os germes, mas evita problemas que podem ocorrer quando se tomam os antibióticos por mais tempo.
-
Níveis de açúcar no sangue controlados. Seu nível de açúcar o sangue pode aumentar por causa do estresse da cirurgia. Esse nível é monitorado de perto para garantir que fique dentro dos limites normais. O açúcar elevado no sangue retarda a cicatrização e aumenta as chances de infecção.
-
Temperatura do corpo controlada. Uma temperatura abaixo do normal durante ou após a cirurgia impede que o oxigênio alcance a ferida e torna mais difícil para o corpo lutar contra as infecções. Os hospitais podem aquecer fluidos IV, aumentar a temperatura na sala de cirurgia e fornecer cobertores de ar quente.
-
Remoção adequada dos pelos. Qualquer pelo que tiver que ser removido é cortado logo antes da incisão, não raspado com uma navalha. Isso evita pequenos cortes pelos quais os germes podem entrar.
-
Cuidado com a ferida. Após a cirurgia, uma ferida fechada é coberta com um curativo estéril por um ou dois dias. As feridas abertas são cobertas com gaze estéril e com um curativo estéril.
O que pode ser feito para evitar as infecções do sítio cirúrgico?
-
Faça perguntas. Entenda o que o seu hospital faz para prevenir infecções.
-
Se o médico disser, tome uma banho com sabão comum na noite anterior e no dia da sua operação. Siga as instruções dadas. Pode ser pedido a você que use um produto especial que não deve ser enxaguado.
-
Se você fumar, pare com a maior antecedência possível antes e depois da operação. Pergunte ao médico sobre as maneiras de deixar de fumar.
-
Tome antibióticos somente quando o médico assim o aconselhar. Usar antibióticos quando não são necessários pode criar germes mais difíceis de matar. Além disso, termine todos os antibióticos prescritos, mesmo que se sinta melhor.
-
Certifique-se de que os profissionais limpam as mãos com água e sabão comum ou com um produto à base de álcool antes e depois de cuidar de você. Não tenha medo de lembrá-los.
-
Depois da cirurgia, coma alimentos saudáveis. Cuide da sua incisão conforme indicado pelo médico ou pelo enfermeiro.
Quando ligar para o seu médico
Ligue para o médico se você tiver:
-
Mais desconforto, dor ou sensibilidade no local da cirurgia
-
Uma faixa vermelha, aumento da vermelhidão ou inchaço próximo à incisão
-
Secreção amarelada, turva ou malcheirosa da incisão
-
Pontos que se dissolvem antes que a ferida cicatrize
-
Febre de 38° C ( 100,4°F ) ou mais, conforme indicado pelo médico
-
Cansaço que não diminui
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.