Health Encyclopedia
Search Clinical Content Search Health Library
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Osteoartrite: injeções e cirurgia

Mulher deitada na mesa de exame com um joelho apoiado por travesseiro. Provedor de saúde está limpando o joelho com algodão antes da injeção.
Provedor de saúde preparando o joelho da paciente para a injeção

Injeções ou cirurgias podem ajudar se você estiver sentindo dores ou tiver dificuldades para movimentar-se devido à osteoartrite que limitem gravemente as suas atividades. O seu médico pode explicar melhor como essas escolhas de tratamento podem ajudar. Ele também pode explicar os riscos e complicações.

Injeções

Medicamentos podem ser injetados diretamente na articulação afetada. Estas injeções demoram alguns minutos e são administradas na clínica do seu médico:

  • Injeções de corticosteroides ou esteroides. Estas injeções podem aliviar o inchaço e a dor. O medicamento é injetado na articulação, como, por exemplo, do joelho ou do quadril. As injeções de esteroide apresentam riscos. Por isso, os médicos limitam a quantidade de injeções usadas em qualquer articulação individual a até 3 ou 4 injeções por ano para cada articulação que suporta peso. Mesmo essa quantidade pode danificar a cartilagem, se as injeções forem administradas periodicamente.

  • Injeções de suplementação de lubrificante. Estas injeções usam ácido hialurônico, uma substância semelhante à encontrada naturalmente na articulação. Ele pode ajudar a articulação a funcionar com mais suavidade. Porém, não há muitos indícios que provem sua utilidade. Essas injeções servem apenas para osteoartrite leve a moderada dos joelhos. Elas são administradas a pessoas que não responderam aos tratamentos não medicamentosos tradicionais, analgésicos ou uma combinação de ambos.

Cirurgia

As opções de cirurgia incluem:

  • Artroscopia. O cirurgião examina e mexe na articulação com ferramentas especiais minúsculas, inseridas através de cortes (incisões) muito pequenos. A cartilagem é alisada. Qualquer pedaço de cartilagem que se soltar é removido.

  • Artroplastia total da articulação. A articulação inteira é removida. Ela é substituída por uma articulação artificial de metal, cerâmica ou plástico. Isso é feito mais frequentemente nos joelhos ou no quadril.

  • Outras cirurgias. Existem outros procedimentos cirúrgicos específicos para certas articulações. Por exemplo, um recapeamento de articulação pode ser feito na articulação do quadril.

Online Medical Reviewer: Dan Brennan MD
Online Medical Reviewer: Marianne Fraser MSN RN
Online Medical Reviewer: Rita Sather RN
Date Last Reviewed: 3/1/2024
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Terms of Use | Privacy Policy | Disclaimer