Lidando com a colite ulcerativa: medicamentos
O seu médico pode receitar medicamentos para ajudar a controlar a sua colite ulcerativa. Os medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. Eles não vão curar a colite ulcerativa. Porém, podem melhorar a sua qualidade de vida. Converse bastante com o seu médico. Podem ocorrer certos efeitos colaterais, ou os seus sintomas podem mudar. Nesse caso, os medicamentos ou a dosagem deles podem precisar ser alterados.
Tipos de medicamento
Pode ser receitado qualquer um destes tipos de medicamento:
Saiba mais sobre cada tipo abaixo.
Anti-inflamatórios
Estes medicamentos podem reduzir a inflamação e as dores no revestimento dos intestinos. Os mais comuns para colite ulcerativa são os compostos de 5-ASA, como sulfassalazina e mesalazina. Eles ajudam a controlar os sintomas por longos períodos. Podem ser tomados na forma de comprimidos. Porém, também podem ser administrados como enema ou supositório inserido diretamente no reto.
Corticosteroides
O seu médico pode recomendar o uso de corticosteroides. Eles ajudam a acalmar a inflamação no seu corpo. Isso pode aliviar os seus sintomas rapidamente. Você pode tomar corticosteroides oralmente como comprimido ou líquido. Em alguns casos, eles podem ser administrador por via intravenosa (IV). Ou podem ser administrados pelo reto, como supositório ou enema. Eles devem ser tomados por um período curto, geralmente não mais que 8 a 12 semanas. Eles não precisam ser tomados em caso de remissão. Remissão é um longo período sem sintomas.
Se usados por muito tempo, os efeitos colaterais podem incluir:
-
Variações de humor
-
Dificuldade para dormir
-
Mudanças no formato do corpo
-
Rosto inchado ou com acne
-
Ganho de peso
-
Estrias
-
Problemas oculares
-
Perda óssea ou rupturas ósseas
-
Pelos faciais em mulheres
-
Hipertensão
-
Risco de diabetes
Imunomoduladores
Estes medicamentos deixam o sistema imunológico do corpo menos ativo. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação e acalmar os seus sintomas. Eles são tomados oralmente na forma de comprimidos. Pode ser que você só sinta os efeitos depois de alguns meses. Porém, eles podem ser tomados por muito tempo. Será necessário realizar exames de sangue periodicamente para verificar seu fígado e a contagem de hemácias.
Os efeitos colaterais podem incluir:
-
Náusea
-
Dores no corpo
-
Inflamação do pâncreas
-
Contagem baixa de leucócitos
-
Problemas no fígado
-
Níveis baixos de ácido fólico
-
Infecção
-
Linfoma
-
Câncer de pele não melanoma
Agentes biológicos
Esse tipo de medicamento ajuda a impedir que os compostos químicos do corpo causem inflamação. Um deles é chamado de infliximabe. É um anticorpo que bloqueia o fator de necrose tumoral (TNF). O TNF é um composto químico que desempenha um papel importante na inflamação dos intestinos. O vedolizumabe é outro medicamento. É um anticorpo que impede que os leucócitos entrem no tecido intestinal e causem inflamação.
Novos agentes biológicos também estão sendo desenvolvidos. Eles atacam as diferentes formas em que o intestino desenvolve inflamação na colite ulcerativa. Esses medicamentos podem ser administrados de várias formas. Podem ser administrados pela veia (IV) a cada 2 a 8 semanas. Podem ser administrados com uma injeção uma vez por semana ou por mês. Esses medicamentos podem aumentar o seu risco de infecções. Informe ao seu médico se você tiver uma infecção crônica. Será necessário realizar exames de tuberculose e hepatite B antes de tomar o medicamento.
Os efeitos colaterais podem incluir:
-
Rubor, dor no peito, falta de ar, urticária ou queda da pressão sanguínea durante o tratamento IV
-
Dores nas articulações e músculos
-
Erupção cutânea
-
Febre
-
Infecção
-
Linfoma
-
Cânceres de pele
-
Toxicidade hepática
-
Psoríase induzida por TNF
Medicamentos de moléculas pequenas
Novos medicamentos chamados de moléculas pequenas já estão disponíveis para tratar a colite ulcerativa. São tomados por via oral. Converse com o seu médico para saber se são ideais para você.
Antibióticos
Antibióticos não são usados para tratar a colite ulcerativa, mas são usados para tratar algumas complicações que podem surgir. Podem ser usados caso você tenha uma infecção, como um abcesso. Os antibióticos podem ser administrados oralmente como comprimidos. Ou, às vezes, eles são injetados na veia (IV) em caso de infecção mais grave. Dependendo do antibiótico, pode ser necessário evitar a luz solar. Ou pode ser necessário parar de consumir álcool.
Os antibióticos podem ser muito úteis. Porém, também podem causar reações sérias. Por exemplo, náuseas, vômitos e dificuldade de respirar. Informe ao seu médico imediatamente se você sentir dormência ou formigamento nas mãos. Também informe ao seu médico se os seus sintomas intestinais piorarem.
Os efeitos colaterais podem incluir:
Probióticos
Os probióticos são organismos vivos que fazem bem à saúde. Eles podem ser tomados na forma de suplementos. Eles podem ajudar em alguns casos de colite ulcerativa. Porém, as pesquisas não demonstram um benefício claro. Converse com o seu médico para saber mais antes de tomar probióticos, principalmente se estiver tomando medicamentos imunossupressores.
Lidando com os efeitos colaterais
O seu médico explicará os efeitos colaterais de quaisquer novos medicamentos e quando eles devem ser relatados. Na maioria dos casos, os efeitos colaterais são fáceis de controlar. Porém, às vezes, podem ser graves a ponto de justificar uma mudança de medicamento. Ligue para o profissional da saúde se tiver:
-
Efeitos colaterais difíceis de controlar
-
Efeitos colaterais graves
-
Efeitos colaterais inesperados