Tratando a constipação
A constipação é um problema comum e, muitas vezes, desconfortável. Constipação significa evacuar menos de 3 vezes por semana. Ou que você precisa forçar para evacuar fezes duras e secas. Pode ser de curta duração. Ou pode ser um problema que parece nunca passar. A boa notícia é que, muitas vezes, ela pode ser tratada e controlada.
Coma mais fibras
Uma das melhores formas de ajudar a tratar a constipação é aumentar sua ingestão de fibras. Você pode fazer isso por meio de dieta ou uso de suplementos de fibras. As fibras (em grãos integrais, frutas e verduras) adicionam volume e absorvem água para amolecer as fezes. Isso ajuda as fezes a passarem pelo cólon com mais facilidade. Quando aumentar a ingestão de fibras, faça lentamente para evitar efeitos colaterais, como inchaço. Também aumente a quantidade de água que você bebe. Ingerir mais destes alimentos pode adicionar fibras à sua dieta:
-
Cereais ricos em fibras
-
Grãos integrais, farelo e arroz integral
-
Verduras como cenoura, brócolis e folhosas
-
Frutas frescas (principalmente maçã, pera e frutas secas, como uva-passa e damasco)
-
Castanhas e leguminosas (principalmente grãos como lentilha, feijão comum e feijão-de-lima)
Seja fisicamente ativo
Os exercícios ajudam a melhorar o funcionamento do cólon, ajudando a aliviar a constipação. Tente praticar atividades físicas todos os dias. Caso tenha estado sedentário há um tempo, converse com o seu médico antes de começar a se exercitar de novo.

Considere outras opções
-
Laxantes. O seu médico pode sugerir um produto de venda livre para ajudar a aliviar a sua constipação. Ele pode sugerir produtos que formem volume ou laxantes. Os laxantes são comuns e seguros, se usados conforme indicado. Siga as instruções com atenção antes de usá-los. Consulte o seu médico a cada nova constipação ou constipação de longa duração. Isso serve para descartar outras causas, como certos medicamentos ou outros problemas de saúde. Consulte o seu médico se tiver sangramento retal.
-
Treinamento do assoalho pélvico. Biofeedback e fisioterapia pélvica (FP) podem ajudar. Podem ajudar se você tiver problemas no assoalho pélvico que possam causar constipação. No caso do biofeedback, o médico coloca sensores dentro e fora do ânus. Isso ajuda você a aprender a encontrar e relaxar os músculos durante a evacuação para evitar a constipação. Já na FP, você aprenderá exercícios que ajudam a evacuar normalmente e prevenir a constipação. Você poderá aprender a usar posições diferentes para evitar um esforço excessivo durante a evacuação.
Online Medical Reviewer:
Jen Lehrer MD
Online Medical Reviewer:
L Renee Watson MSN RN
Online Medical Reviewer:
Rita Sather RN
Date Last Reviewed:
5/1/2022
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.