Diabetes: mantendo os pés saudáveis
O diabetes pode danificar os nervos dos pés. Ele pode causar fraqueza, dormência e dores (neuropatia). Por isso, fica difícil sentir lesões ou pontos doloridos. O diabetes também pode alterar o fluxo sanguíneo. Isso pode dificultar a cura de problemas pequenos, como bolhas. Aliás, pequenas lesões podem rapidamente se tornar infecções graves. Você pode ir parar no hospital por causa delas. O autocuidado é essencial. Ele ajuda a proteger os seus pés e mantê-los saudáveis.
Tome cuidados especiais
Estas dicas podem ajudar a cuidar dos seus pés:
-
Verifique os seus pés diariamente em busca de problemas como inchaço, vermelhidão e bolhas. Também procure rachaduras, pele seca ou dormência. Use um espelho para enxergar a planta do pé. Ou peça ajuda. Tente verificar os seus pés no mesmo horário todos os dias.
-
Controle o seu diabetes. Verifique e controle sua glicemia. Tome todos os seus medicamentos conforme receitados. Ligue para o seu médico se estiver com dificuldades para controlar sua glicemia.
-
Não ande descalço, nem dentro de casa. Sempre use meias dentro dos sapatos.
-
Lave os pés com água quente e sabonete neutro. Verifique a temperatura da água antes de colocar os pés na água. Seque bem os pés, principalmente entre os dedos.
-
Não trate unhas encravadas, calos ou calosidades por conta própria. Converse com o seu médico ou médico dos pés (podiatra) se precisar de ajuda para aparar as unhas dos pés. Peça ao seu podiatra um plano de cuidados para os pés.
-
Caso tenha pele seca, use um creme ou loção para a pele. Porém, não aplique entre os dedos.
-
Não use aquecedores nos pés. Se você sofrer danos aos nervos (neuropatia), pode se queimar e não sentir.
-
Pare de fumar. Fumar limita o fluxo sanguíneo. Pode dificultar a cicatrização de feridas.
-
Não use lâminas afiadas para aparar as unhas dos pés. Em vez disso, use um cortador de unhas e uma lixa.
Examine os pés periodicamente
Problemas nos pés podem ocorrer rapidamente. Siga a programação de consultas e exames da sua equipe médica. Durante as consultas, tire os sapatos e meias assim que entrar no consultório. Peça ao seu médico que examine os seus pés. Isso ajudará a encontrar e tratar pequenos problemas de pele antes que piorem. Exames periódicos também podem ajudar a acompanhar o fluxo sanguíneo e as sensações nos seus pés. Em alguns casos, pode haver uma diminuição dos pulsos nos seus pés. Então, o seu médico pode pedir que medições especiais sejam tomadas das pressões arteriais nos braços e pernas. Pode ser necessário fazer exames com mais frequência em caso de neuropatia.
 |
Verifique seus pés todos os dias por qualquer sinal de problemas. |
Use calçados adequados
É muito importante usar calçados apropriados. Partes dos seus pés foram danificadas devido a um excesso de pressão. Então, o seu médico pode aconselhar uma mudança de calçados. Pode ser necessário evitar usar salto alto ou botas de trabalho apertadas. Ou o seu médico pode aconselhar sapatos ou acessórios especiais. Eles ajudam a proteger os seus pés. E impedem que os problemas atuais piorem. Se precisar de calçados especiais, pergunte ao seu médico se você se qualifica para o programa de sapatos e acessórios para diabéticos com profundidade extra e molde personalizado da Medicare.
Certifique-se que os sapatos e meias sirvam bem
Qualquer calçado, seja novo ou velho, deve ser confortável assim que você o calçar. Não deve haver nenhum atrito quando você caminhar. Use os calçados corretos para cada atividade. Por exemplo, um tênis de corrida serve para proteger os pés contra lesões durante a corrida. Compre sapatos no fim do dia, quando os seus pés ficam maiores. Verifique se ele proporciona suporte sem a sensação de estar frouxo demais. Também verifique se as meias são do tamanho certo. Use meias macias, sem costuras e acolchoadas para realizar atividades. Meias de algodão ou microfibra são as melhores. Elas ajudam a absorver o suor. Para proteger os pés, não use calçados abertos na ponta do pé ou no calcanhar. Converse com a sua equipe médica se tiver dúvidas sobre quais tipos de sapato e meia são os melhores.
.
Faça exercícios periodicamente
Exercícios periódicos ajudam o sangue a fluir nos seus pés. Também ajudam a deixar os pés mais fortes e flexíveis. Exercícios leves, como caminhada ou bicicleta ergométrica, são os melhores. Você também pode praticar exercícios especiais para os pés. Converse com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Também conte ao seu médico se algum exercício estiver causando dores, vermelhidão ou outros problemas nos pés.
Observação: se houver qualquer tipo de rachadura nos pés ou calcanhares, mantenha a área limpa. Em seguida, ligue para o seu médico. Isso vale principalmente se a área não estiver dando sinais de cicatrização.